English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Inclusão digital? A quem interessa?

Uma definição sobre o termo acima tem sido a bola da vez. É moda se falar na inclusão digital, como se ela fosse a solução mágica para os problemas ligados a tecnologia da informação. Talvez, a maior da discrepância, esteja em querer tentar ligar o nome ao seu real significado. É o querer dar um tom poético e de bondade ao que não tem: é uma enganação. Essa, no meu entender, é uma maneira manipuladora que a sociedade procura manter, para levar vantagens sobre toda essa parafernália tecnológica e, continuar como está: lucrando.
A inclusão digital só existe porque alguém pensou, antes, na exclusão digital. Pois essa é a mãe daquela. Uma não subsiste sem a outra.
O fato de ter um computador em casa é um suporte que viabiliza o individuo, ao tesouro preciosa da informação. E essa informação, bem maturada, vai se tornar conhecimento. Eis a porta para o fim da ingenuidade!
Parece-me, que a inclusão digital (nos moldes atuais) visa disponibilizar à sociedade ao adestramento, mostrando a maneira como o indivíduo deve servir ao sistema, adequadamente, na política, na economia, na escola, forjando uma caricatura de cidadania.
Desculpe-me se estraguei o seu sonho!

2 comentários:

  1. Concordo com vc ED essa historia de incluir para redimir nossa falta ao mundo tecnologico é mais uma forma de lucrar com a miseria e a total falta de informação da pessoas.Pois bem prefiro descluir então.A melhor solução é a integração permitir a liberdade de criação, de ensino, de descoberta, por "n" motivos e formas.Integrar socialmnte e digitalmente as pessoas seria a melhor forma de não deixar o sonho morrer.Muitas vezes uma palavra pode ser mal intencionada e é isso o que acontece com a inclusão,acbamos pensando ser ela a tabua da salvação,mas no final ela se transforma numa canoa furada.bj NANDA.;)

    ResponderExcluir
  2. Olá Edmilton,
    gostei das reflexões. É isso aí, continue trazendo para o blog questões que te instigam, não apenas aquelas diretamente relacionadas às aulas. Provoque mais os colegas para que venham dialogar contigo, deixando comentários.
    Vamos em frente...
    abraço

    ResponderExcluir