English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A INVEJA FEZ MAIS UMA VÍTIMA!

A COBRA E O VAGA-LUME

“Certa vez uma cobra começou a perseguir um vaga-lume que só vivia para brilhar. Um dia o vaga-lume cansou de fugir da cobra, parou, e perguntou: Posso te fazer três perguntas? Sim, disse a cobra. Pertenço a tua cadeia alimentar? Não, disse a cobra. Te fiz alguma coisa? Não. Então, porque você quer me comer ? É porque não suporto ver você brilhar, disse a cobra!!!”
Essa história retrata um sentimento antigo, talvaz o mais antigo dos sentimentos: a inveja! O sentindo etmológico da palavra vem da raiz latina e significa invidia, do verbo invidere (olhar com malícia).
É comum perceber esse sentimento corroendo as pessoas, que a semelhança da fábula acima não conseguem disfarçar-lo. A injeva é um sentimento sentimento dominador e cruel.
É triste constatar que a inveja esta em todos os locais da sociedade. Ela atinge o pobre e o rico, o analfabeto e o graduado da mesma forma. Ela está comum a todos.
A Bíblia fala que o primeiro homicidio teve por causa a inveja: Caim matou seu irmão Abel por ele ter sido aprovado por Deus, enquanto ele não.
Hoje ninguém mata ninguém por causa da inveja (sublime utopia), as leis não permitem. Porém existem outras formas de matar alguém. Uma dessas formas é tentar denegrir à imagem da pessoa. É uma pena que esse sentimento exista. Não acham?  Mas cá pra nós: quem nunca sentiu um pouquinho de inveja? Acho que o problema é quando se deixar dominarpor ela.
Feliz será aquele que conseguir se alegrar com a felicidade e brilho do outro, desejando-lhe todo bem do mundo nas suas vitórias. Ao contrário a inveja ira aparecer, assenhorear-se dele, corroer sua mente e ferir o seu coração. Então, será tarde demais. A INVEJA fez mais um vítima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário