English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Avaliação dos Pensamentos

Existe um ditado popular que diz o seguinte: "cada cabeça é um mundo!" Ao analisar essa frase nos deparamos com uma das verdades mais puljantes de todos os tempos: o homem é um ser que pensa, e pensar é algo que nos mostra diversas coisas, e uma delas é que, só pensa que esta vivo.
O bom de pensar é que lhe faz diferente dos outros, pois cada um pensa independentemente, a partir de conclusões retiradas  de argumentos maturados, os quais  determinaram  uma concepção sobre algo.  É  aí que surge o problema, porque  todos têm uma maneira de ver e sentir as coisas, formando assim pensamentos divergentes, similares, porém, poucas vezes indênticos.
A pior das violências que alguém pode sofrer é a castração do pensamento. Não foi assim que os líderes medievais se mantiveram no domínio de grandes populações nutrindo os seus feudos?
Hoje estamos no século XXI, e o pensamento livre é a maior de todas as dádivas conquistadas a custo de sangue. Então, valorizar o pensamento é respeitar a pessoa na sua individualidade. Por outro lado, maculá-lo é retornar aos dominios da manipulação! Respeitar as diferenças é sinônimo de maturidade. Enquanto impor a própria concepção (além de outras coisas) é sinônimo de arrogância! Pense nisto!

"O pensamento é mais que um direito; é o próprio alento do homem."
(Victor Hugo)



Nenhum comentário:

Postar um comentário